oxidaçao
Estudar a corrosão é importante para solução de problemas relacionados a estruturas metálicas. Saber os tipos de corrosão existente, compreender seus mecanismos de atuação e suas causas é importante para pra prevenir sua ocorrência ou minimizar os impactos gerados.
O que é a corrosão:
A corrosão é um processo de degradação do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis na sua estrutura. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original e a perda de energia. Tipos de corrosão:
Corrosão Atmosférica: A corrosão atmosférica ocorre pela exposição da superfície do metal ao ar e seus poluentes.
Corrosão por sais: ataque do sal na estrutura metálica, dissolvendo determinados elementos. A corrosão por sais é encontrada normalmente em tratamentos térmicos realizados em banhos de sais, recipientes de sais fundidos e em usinas de queima de lixo. Já a corrosão por metais fundidos ocorre principalmente em moldes de injeção de metais.
Corrosão por pites: A corrosão por pite normalmente acontece em superfícies metálicas com películas protetoras (passiváveis). Caracteriza-se pela formação de cavidades no material.
Corrosão por frestas: Esse tipo de corrosão acontece em frestas nas quais a umidade consegue penetrar. As condições estagnadas e o empobrecimento em oxigênio conseguem romper a camada protetora.
Como ocorre a corrosão nos metais:
A corrosão dos metais ocorre de modo natural provocada por reações de oxirredução por interação química ou eletroquímica numa exposição a um meio agressivo (umidade, calor, etc).
Corrosão eletroquímica:
É o tipo de corrosão mais comum, é a que ocorre com os metais geralmente na presença de água.
Corrosão Química:
É o ataque de algum agente químico diretamente sobre determinado material.
Consequencias da corrosão:
Reposições da matéria prima, energia e mão-de-obra;
Custos e manutenção de processos de proteção;
Uso de materiais mais