OVO 5 M
Gabriela Franco Teixeira - A06157335
Introdução
O fenômeno em estudo é a experiencia de jogar um ovo da altura de 5 metros, sem ele quebrar. O intuito deste trabalho é criar uma estrutura em que o diminua o impacto do ovo ao chão para que ele não quebre.
Materiais Utilizados/Exposição Teórica
Um ovo na posição vertical, pressionado em suas "pontas" não quebra. Devido o ângulo da curvatura do ovo nessa posição ser fechado, faz com que a resistência da casca anule a força aplicada para quebrá-lo.
- Uma caixa de isopor: Este tem uma densidade muito baixa, tendo assim uma maior superfície de contato e mais leve. Quando esta se atrita com o ar, diminui o impacto no chão.
- Algodão: É mais flexível, que assim, também diminui o impacto e o distribui melhor para toda a superfície da caixa.
- Durex: Para enrolar o algoão no ovo e dar mais flexibilidade a posição vertical.
Conclusão: A maior influencia neste caso, é a superfície de contato, que atrita mais ou menos com o ar, proporcionalmente a esta. O intuito é causar o menor indíce de impacto no chão para que não quebre.
Se fosse numa situação de vácuo teria grandes chances do ovo cair e quebrar, devido a teoria de que a única força que vai contra o peso numa queda livre é o atrito com o ar, e no vácuo não tem ar, então a queda seria sem atrito e o impacto muito maior.
Resultado Final
A superfície de contato da caixa de isopor fez com que o impacto se distribuisse em toda ela. Por ser mais leve, também diminuiu o impacto no chão, com o atrito no ar. O algodão enrolado no durex deu flexibilidade ao ovo para permanecer na posição vertical. Sendo assim, este atirado de 5 metros não quebrou e continuou intacto na mesma posição.