Processos Historicos
História (do grego antigo historie, que significa testemunho, no sentido daquele que vê) é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço, simultaneamente com a análise de processos e eventos ocorridos no passado.
Estudar História é importante para conhecermos o nosso passado, para saber de onde viemos, como viemos, por que viemos, para que viemos, para onde vamos nesse mundo.
Ajuda a compreender como as pessoas agiram, viveram, pensaram e se sentiram nas diversas sociedades e épocas.
Cada sociedade ou época influenciou a próxima com suas reflexões, características e curiosidades. Cada evento desses determinou o que somos hoje.
A História está presente no nosso cotidiano e serve para alertamos sobre nossa condição humana de agentes transformadores do mundo.
Compreendendo esse passado construiremos um mundo melhor e uma sociedade mais justa pra nossos filhos e filhas. Tendo assim, uma maior sabedoria para saber agir no nosso futuro.
O que entendo de fatos históricos é que tradicionalmente pensamos em eventos e ações em que são apresentados isoladamente do contexto histórico em que vivenciaram os sujeitos históricos, mas atualmente os fatos históricos são a analise de ações do sujeito histórico em determinado momento.
Já sobre o sujeito histórico tradicional, entendo que são pessoas que com poder de decisão política que agem por mudanças ou permanência do fato histórico em si. Atualmente, o sujeito histórico é um indivíduo, grupo ou classe social que agem socialmente para demonstrar suas características.
Com o tempo histórico tradicional fica limitado ao estudo do tempo de forma linear, com a ideia de uniformidade, regularidade e pontualidade. Agora, atualmente, o tempo histórico pode ser compreendido pelo aluno, em toda sua complexidade, como objeto social e de cultura, aprendido pelas vivências humanas internas e externas com diferentes níveis e ritmos de durações.
A importância desses três