Galinhas Caipiras
Médico-Veterinário (CRMV: 5/1995)
Gerente de Pequenos e Médios animais
Da EMATER-RIO
Para o Estado do Rio de Janeiro
1
AVICULTURA BRASILEIRA
A CRIAÇÃO DE GALINHAS NO BRASIL começou ainda no período de Pedro Alvares
Cabral onde as naus portuguesas trouxeram os primeiros exemplares de raças puras. Como as aves eram criadas soltas denominou-se o nome de galinhas caipiras que tem origem no tupi guarani. Com os cruzamentos genéticos e a formação de altas linhagens produtivas estas aves desapareceram. Surgiram os superfrangos que em 45 dias atingem quase 3 kg comendo menos de 2,5 kg de ração/kg de carne produzida. Consequentemente a melhor produtividade gerou uma baixa resistência. Passou-se então a colocar antibioticos, coccidiastáticos, vitaminas e uma série de substâncias preventivas nas rações avícolas para que elas suportassem o stress do confinamento. O produto carne de frango que era considerado altamente saudável como diziam as propagandas da época tornou-se até perigoso pela carga de produtos químicos que vinham (e ainda vêm) impregnados na carne e nos ovos. O frango salvou o Plano Real já que a alta produtividade fez a carne de frango chegar a R$ 1,00/kg ao consumidor. O Brasil ainda é um dos maiores exportadores de carne de frango do mundo.
No entanto vários consumidores têm saudade do gosto do frango caipira e do ovo caipira.
Aquela carne mais amarelada e aqueles ovos avermelhados caracteristicos de animais da roça. Começaram a surgir então criações de frangos “a larga” onde os produtores vendiam carne e ovos desses animais a esses consumidores que procuravam esse tipo de produto.
Como são animais menos produtivos do que as galinhas brancas de alta linhagem o produto chega um pouco mais caro ao consumidor, preço a pagar por um produto mais natural e de melhor qualidade. As Empresas de pesquisa ( dentre elas a Embrapa ) começaram a se interessar por esse nicho de mercado e passaram a fazer