Ovace
Engasgo ou obstrução de vias áereas por corpo estranho (OVACE) é o bloqueio da traquéia de uma pessoa por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. Engasgo é considerado uma emergência médica. Em casos severos, o engasgo pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la semiconsciente ou inconsciente por um tempo. Nessa situação, deve-se agir rápida e precisamente para evitar complicações. Em casos mais graves, deve-se chamar uma ambulância rapidamente, para uma intervenção médica de emergência. Na maioria dos casos, no entanto, aconselha-se proceder conforme abaixo.
Sinais e Sintomas
- Agitação;
- Respiração Ruidosa;
- Tosse;
- Palidez;
- Cianoses das extremidades;
- Perda de Consciência;
- Queda abrupta.
O procedimento de primeiros socorros para engasgo é usar o número telefônico de emergência. As principais diferenças de abordagem se dão de acordo com:
- A faixa etária do paciente (adulto, crianças e neonatos);
- Se gravidez ou obesidade mórbida;
- Se a vítima está consciente ou inconsciente.
Caso a vítima esteja acordada, inicialmente pede-se para que ela tussa na tentativa de eliminar ativamente o corpo estranho.
Segue-se a realização da manobra de Heimlich em pé como forma de auxiliar a vítima à expulsar o que estiver obstruindo sua via aérea.
Caso a vítima perca a consciência, realiza-se manobra específica com o paciente deitado.
A chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dá início ao manejo avançado de via aérea (ex: Intubação endotraqueal).
Desobstrução de Vias Aéreas
Obstrução de Vias Aéreas Entende-se por obstrução de vias aéreas toda situação que impeça total ou parcialmente o trânsito do ar ambiente até os alvéolos pulmonares. A restauração e manutenção da permeabilidade das vias aéreas nas vítimas de trauma são essenciais e devem ser feitas de maneira rápida e prioritária.
A vítima de trauma pode ter as vias aéreas comprometidas direta ou indiretamente