Ovace
É a obstrução súbita das vias aéreas das vias aéreas superiores causadas por corpo estranho. A OVACE em, adulto geralmente ocorre durante a ingestão de alimentos e, em criança durante a alimentação ou recreação (sugando objetos pequenos ). A obstrução das vias aéreas podem ser causada :
- Pela língua: Sua queda ou relaxamento pode bloquear a faringe;
- Pela epiglote: Inspirações sucessivas e forçadas podem provocar uma pressão negativa que forçará a epiglote para baixo fechando as VA;
- Por corpos estranhos: Qualquer objeto, líquidos ou vômito,que venha se depositar na faringe;
- Por danos aos tecidos :Perfurações no pescoço,esmagamento da face,inspiração de ar quente, venenos e outros danos severos na região e ;
- Por patologias:Infecções respiratórias,reações alérgicas e certas condições crônicas (asma)podem provocas espasmos musculares que obstruem as VA. OVACE: Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos
Engasgo ou obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) é o bloqueio da traqueia de uma pessoa por um objeto estranho, vômito, sangueou outros fluidos. Engasgo é considerado uma emergência médica. Em casos severos, o engasgo pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la semiconsciente ou inconsciente por um tempo. Nessasituação, deve-se agir rápida e precisamente para evitar complicações. Em casos mais graves, deve-se chamar uma ambulância rapidamente, para uma intervenção médica de emergência.
Mais de 90% das mortes poraspiração de um corpo estranho se dão em crianças menores de cinco anos, sendo 65% dessas vítimas lactentes.
Sinais e Sintomas:
Agitação;
Respiração Ruidosa;
Tosse;
Palidez;
Cianoses dasextremidades;
Perda de Consciência;
Queda abrupta.
As principais diferenças de abordagem se dão de acordo com:
A faixa etária do paciente (adulto, crianças e neonatos);
Se gravidez ouobesidade mórbida;
Se a vítima está consciente ou inconsciente.