condutas de primeiros socorros a vitima de ovace
Primeiros Socorros são as primeiras providências tomadas no local do acidente ou do agravo a saúde. É o atendimento inicial e temporário, até a chegada de um socorro profissional (ABRAMET, 2005).
Em nosso dia-a-dia nunca saberemos quando irá acontecer algum acidente doméstico, afogamento, incêndio ou engasgo, mas poderemos estar preparados para saber como proceder em algumas destas situações. Os primeiros socorros podem ser cruciais para salvar uma vida, porém poucos sabem como agir, e os poucos que sabem não se sentem seguros ao estarem realizando.
Vários trabalhos nacionais e internacionais apontam a presença de corpo estranho nas vias aéreas como importante causa de morbidade e mortalidade entre as crianças (MARTINS & ANDRADE, 2008).
Considerando a relevância do tema, o grupo realizou um estudo sobre o conhecimento dos leigos¹ nos procedimentos de primeiros socorros em casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho, e através dos resultados sugere ações educativas para que se efetue uma intervenção de primeiros socorros correta e imediata até a chegada do socorro especializado, a fim de evitar seqüelas nas vítimas ou até mesmo à morte.
1
2. JUSTIFICATIVA
Cada vez se investe mais na prevenção e no atendimento às vítimas de agravos de qualquer natureza. Mas, por mais que se aparelhem hospitais e pronto-socorros, ou se criem os Serviços de Resgate e SAMU’s – Serviços de Atendimento Móvel de Urgência – sempre vai haver um tempo até a chegada do atendimento profissional. E nesses minutos, muita coisa pode acontecer. Nesse tempo, as únicas pessoas presentes são as que presenciam a urgência ou as que passam pelo local (ABRAMET, 2005).
É de fundamental importância o esclarecimento e treinamento da população para o atendimento das situações de emergência e da parada cardíaca, evitando a paralisia de quem socorre, no momento de decidir qual o próximo passo a seguir. Acrescenta-se que a população deve estar capacitada