Dons
São três os dons de Revelação: Palavra da sabedoria – Palavra do conhecimento e Discernimento de espíritos.
PALAVRA DA SABEDORIA
Em primeiro lugar não é ter sabedoria. Lembre-se que os dons são operações sobrenaturais do Espírito Santo. Eles não são algo que temos, e sim, algo que é concedido para determinado fim. Não se trata aqui da sabedoria comum de Deus ou dom natural, para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo e meditação nas coisas de Deus e na sua Palavra, e pela oração (Tg 1.5,6).
O dom da palavra da sabedoria é a intervenção do Espírito Santo para resolver problemas e dar direção para determinadas situações. Em Atos 6 e 15:28-29 podemos ver a operação desse dom.
No A.T podemos ver também esse dom operante na vida de José (Gen.41:33-44).
PALAVRA DO CONHECIMENTO
Não é conhecer a Bíblia. Muitos erram em pensar e ensinar dessa forma. O dom da palavra do conhecimento é o Espírito Santo agindo para trazer a luz algo que ninguém sabe. O Espírito Santo pode trazer ao conhecimento do homem algo do passado, do presente e do futuro. Deus conhece todas as coisas, mas não revela tudo que sabe.
Vejamos alguns exemplos da palavra do conhecimento em ação no N.T:
a) Atos 5 (Ananias e Safira)
b) Atos 9:10-12 (Ananias em relação a Saulo)
c) Atos 11:28-30 (Agabo)
No A.T também temos exemplos da palavra do conhecimento em ação:
a) Através de José (Genesis 41:25-32)
b) Através de Samuel (1º Samuel 3:10-18; 10:1-7)
c) Através de Eliseu (2º Reis 5:25-27; 6:8-12)
DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
O dom de discernimento de espíritos é uma capacitação concedida pelo Espírito Santo para discernirmos o que é de Deus e o que não é (1ª João 4:1).
Essa operação do Espírito ocorre também quando falsos profetas querem introduzir doutrinas diabólicas no seio da igreja (1ª Timóteo 4:1).
Outro exemplo é o Espírito mostrar a nós que quem trabalha com adivinhação ou tudo relacionado ao ocultismo está vinculado ao operar dos