dons
Salmos 25.14
-Introdução: Temos refletido muito sobre o tema ALIANÇA COM DEUS com o propósito de entender o plano redentor do Senhor para nós, discernir o tempo que vivemos sob a Graça e fazer um compromisso com o Reino de Deus.
Pense um pouco: o que mudou em sua vida depois que descobriu que pode ter uma Aliança com Deus? Certamente muita coisa mudou.
Você tem uma Aliança com Deus?
Vamos usar a figura física de um anel com suas três faces: interna, externa e lateral para ilustrar três aspectos importantes de uma Aliança com Deus baseada em Salmos 25.14, destacando três palavras chaves: intimidade, temor e conhecimento.
1- A face interna - INTIMIDADE:
A face interna do anel é o que tem contato com o nosso corpo, por isso nos lembra da palavra Intimidade.
Quando temos uma Aliança com Deus passamos a ter Intimidade com Ele. O que é ter intimidade? É ter conhecimento próximo de alguém, ser amigo, saber a respeito da pessoa, tratar e ser tratado com carinho, etc.
Para ter intimidade com uma pessoa precisamos conviver com ela, passar muitas horas juntos. Para ter intimidade com Deus PE preciso ouvir sua Palavra e conversar muito com Ele em oração todos os dias.
Ao fazer uma Aliança com Deus passamos a conhecer ao Senhor como próximo de nós. Jesus veio ao mundo mostrar que o Deus que Israel via tão severo e distante era um PAI (Marcos 14.36 e Romanos 8.15), por isso Jesus ensinou a orar chamando a Deus de Abba que no aramaico significa paizinho, papai ou painho. Abba é uma expressão usada por criancinhas para tratar seus pais.
Ter uma Aliança com Deus significa ter intimidade com o Pai!
Deus quer ter intimidade com você! 2- A face externa - TEMOR:
A face externa do anel é a que nos protege e pode sofrer atritos externos, por isso simboliza o TEMOR.
Não basta termos intimidade com Deus e perdermos o respeito com Ele. Precisamos amar ao Pai e respeitá-lo como superior a nós. Isso é Temor. Temos não é