Dança- França
GAVOTA BRETÃ
Uma das danças mais antigas e mais variadas da França. A gravota sobreviveu principalmente em Bretanha onde se dança nos dias de grandes festas de casamentos.
FARÂNDULA PROVENÇAL
É uma dança viva, provavelmente de origem grega antiga ou romana.
Sua forma é a de uma ronda aberta. Numerosos pares vão pelas ruas da aldeia seguindo o guia e imitando os seus movimentos.
Can Can
O Can-Can é caracterizado principalmente por passos firmes e saltitantes, chutando alto e fortemente a perna. Normalmente o figurino desta dança consiste em meias de renda, botas de saltos altos, corpetes, penas na cabeça e saias de babados. Depois da liberação da dança, ela tornou-se muito popular por volta de 1830, e sua popularidade durou até 1944, quando então esta passou a ser apresentada em revistas e comédias musicais
Não originaram na França, mas são muito comuns no país:
Ballet
O destaque fica para a França, pois o rei Luís XIV influenciou a prática do balé e alíngua francesa é usada para denominar diversos passos da dança. No início da Primeira Guerra Mundial, essa dança passou a ser mais praticada na Europa Ocidental através de uma companhia russa chamada Ballets Russes.
Dança de salão:
Tem origem nos bailes das cortesreais europeias tomando forma na corte do Rei Luiz XIV na França. Uma das danças de salão bem comuns na França, é o Tango que assim como na valsa, o casal de dançarinos dançam bem próximos e pode-se improvisar mais do que as outras modalidades.