Procedimento experimental mesa de força e lançamento vertical
De acordo com a figura 1 acima observamos que temos os seguintes equipamentos para realização do experimento:
- 01 dinamômetro;
- 02 tripés;
- 03 massas metálicas de 50g com gancho;
- 01 disco transferidor;
- 02 roldanas;
- Linhas.
Primeiramente verificamos se as roldanas giravam sem atrito, colocamos 100g de massas metálicas em uma extremidade e 50g de massa metálica noutra extremidade das linhas que passavam pelas roldanas, depois, posicionamos o centro da linha (demarcado com um nó) no ponto central do transferidor de tal forma que a linha do dinamômetro ficasse à 20º e as linhas que passavam pelas roldanas uma à 0º e a outra à 60º (conforme figura 1). Realizamos as anotações dos dados obtidos de acordo com o SI (Sistema Internacional de unidades) e chegamos aos seguintes resultados que serão apresentados a seguir.
Procedimento Experimental
Foram demarcadas quatro alturas de lançamento, ajustamos a esfera (massa já determinada) de forma que o seu centro ficasse alinhado com a marcação da altura desejada. A partir daí, foram feitos lançamentos para cada altura, e o impacto de cada queda da esfera deixou uma marca no papel carbono, que por sua vez marcou a folha branca.
No momento em que a esfera passava pela extremidade inferior da rampa o sensor óptico acionava o cronometro, quando a esfera tocava a superfície da bancada um sensor sonoro sobre essa superfície pausava-o, desta forma obtivemos a altura de lançamento e tempo de queda, lembrando que para cada lançamento o cronometro foi zerado. Logo a seguir, retiramos o carbono e com a trena medimos os quatro alcances marcados na folha branca, a partir daí conseguimos todos os dados necessários para os devidos estudos, conforme veremos a seguir.
Formatação de relatório
FORMATAÇÃO DE RELATÓRIO DE FÍSICA
Para o desenvolvimento dos trabalhos desenvolvidos por nossa equipe usaremos a Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 14724 da ABNT