Relatorio Fisica Experimental
Em diversas situações cotidianas pode se notar presente o movimento parabólico. Tais situações podem ser observadas em um simples lançamento obliquo, onde, desprezando o atrito do ar e demais efeitos o objeto se desloca verticalmente acelerado pela ação da gravidade local, e, horizontalmente se desloca seguindo velocidade constante.
O movimento parabólico consiste em um movimento bidimensional, uma vez que e caracterizado por dois movimentos simultâneos e perpendiculares entre si: um na direção horizontal(movimento retilíneo uniforme) e outro na direção vertical (movimento retilíneo uniformemente acelerado).
A única forca que atua sobre o objeto e a forca peso, também chamada de forca gravitacional. Esta forca atua na vertical no sentido de cima para baixo, desta maneira a aceleração que atua no movimento e aceleração da gravidade, a qual e considerada constante. Isso explica o fato de o movimento da direção vertical ser uniformemente acelerado. Como na direção horizontal não ha forca atuando sobre o corpo, este não estará sujeito a aceleração nessa direção, com isso, a velocidade horizontal do corpo se mantem constante, e assim o movimento na direção será uniforme.
O objetivo deste experimento e estudar o movimento de um corpo que se movo em um plano, nas proximidades da terra, sob a ação da gravidade: o chamado movimento de um projetil. Para isso, será medida a trajetória de um corpo lançado de uma rampa, a uma certa altura do solo, com uma velocidade horizontal inicial diferente de zero, velocidade vertical inicial igual a zero e sujeito apenas a forca da gravidade. Esse e um caso particular do movimento de projeteis.
Procedimento Experimental
A experiência foi dividida em duas etapas. Na primeira determinou-se a velocidade de uma esfera ao deixar a rampa de lançamento através da medida de sua distância de voo. Essa análise utilizou apenas dois pontos da trajetória parabólica, o início e o fim. Na segunda etapa foi feita uma