Relatório Física Experimental
ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL I
VILA VELHA
SETEMBRO/2014
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL I Primeiro relatório apresentado à disciplina de Física Experimental I do curso de Engenharia Civil, 4º período, orientado pelo professor , como critério de avaliação do semestre.
VILA VELHA
SETEMBRO/2014
SUMÁRIO
RESUMO
Relatório de física experimental I, apresentação dos conhecimentos obtidos no manuseio do paquímetro e o micrômetro, com suas respectivas conclusões e cálculos de incertezas, realizadas durante aula em laboratório no dia 04 de Setembro de 2014.
1 INTRODUÇÃO
1.1 PAQUIMETRO
O paquímetro é um instrumento utilizado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. É uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e outro ao cursor.
O paquímetro possui uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.
Abaixo, temos a figura 1 que ilustra um paquímetro.
Figura. 1 Paquímetro. Fonte: WIKIPÉDIA, 2014.
Em um paquímetro temos:
1. Orelha fixa
2. Orelha móvel
3. Nônio ou vernier *(polegada)
4. Parafuso e trava
5. Cursor
6. Escala fixa
7. Bico fixo
8. Encosto fixo
9. Encosto móvel
10. Bico móvel
11. Nônio ou vernier (milímetro)
12. Impulsor
13. Escala fixa de milímetros
14. Haste de profundidade
Os paquímetros