Citopatologia
Estudos históricos e colpocopicos demonstram que surge vários junções entre o epitélio escamoso na poção infra vaginal do colo do útero e no epitélio coluna cervical , uma área também bastante conhecida é a zona de transformação é onde ocorre a metaplasia escamosa.Tem então as lesões de baixo e de alto grau , as lesões de baixo grau,os infra epitelial nos tecidos ficam apontados com o vírus HPV,mas em compensação as lesões de alto grau quanto ficar grave , mais perto vai ficar de ser amputado seu colo do útero onde é afetado.
Ou seja o câncer do colo do útero é a segunda causa de câncer em mulheres no mundo com uma estimativa de incidência de 500 000 casos por ano.A grande maioria dos casos é diagnosticados em fase avançada , com custo terapêutico elevados em fase baixa possibilidade de cura , gerando repercussões socioeconômicas e psicológicas importantes. Apesar do exame preventivo ter sido introduzido no Brasil, estima – se que cerca de 40% das mulheres nunca tenham sido submetidas ao exame.
No Brasil, o câncer cervical está entre os quatros primeiros nas taxas de incidência e mortalidade, representando um sério problema de saúde pública que pode ser evitado se as lesões pré-cancerosas forem detectadas precocemente. Estudos demonstram que a maioria dos eventos iniciais das doenças que acometem o colo do útero, surge nas junções entre o epitélio escamoso da porção infravaginal do colo e no epitélio colunar cervical também conhecida como zona de transformação, que é onde ocorre a metaplasia escamosa. Tais alterações serão classificadas como lesões de alto e baixo grau, dependendo da intensidade e características. Neoplasias invasivas do colo uterino são em geral precedidas por uma longa fase de doença pré-invasiva. Microscopicamente, isto se caracteriza como uma gama de eventos que progridem da atipia celular a graus variados de displasia ou neoplasia intraepitelial cervical (NIC) antes da progressão ao carcinoma invasivo. Um bom conhecimento da