Citopatologia 2
Curso de Farmácia
PAMELA MORGANA SILVA E SILVA
YARA LANA APARECIDA DE OLIVEIRA
CITOPATOLOGIA CLINICA
ITUMBIARA
2014
Ciclo menstrual
O ciclo menstrual da mulher geralmente acontece a cada 28 a 30 dias, sendo dividido em duas fases: a primeira, que vai até o 14º dia, e a segunda metade, que começa a contar a partir do 15º a 28º dias. É nesse período que as mulheres passam por diversas mudanças, como a alteração de humor, sangramento, inchaço, aumento da libido, sensibilidade dos seios e ainda têm que lidar com a chegada da tensão pré-menstrual (TPM), que atinge cerca de 80% das mulheres. (BEM ESTAR, 2013)
Menstruação
Essa fase pode durar de dois a sete dias, dependendo do fluxo da mulher. A menstruação significa o fim de um ciclo e o começo de outro. Algumas mulheres sentem cólicas durante a menstruação e o volume grande de fluxo também pode incomodar. Nesse caso, analgésicos podem amenizar a cólica e, se o seu fluxo está muito intenso, procure um medico para que ele faça uma avaliação no útero ou colo. O volume aumentado de fluxo pode significar alterações hormonais, miomas ou pólipos.
O ciclo menstrual pode variar de 21 a 35 dias. Se a menstruação estiver irregular, com aumento do fluxo, presença de coágulos, cólicas intensas, menstruação com duração acima de sete dias e sintomas exacerbados de TPM, é necessário procurar o ginecologista o quanto antes, para investigar as causas da irregularidade e tratá-las. (BEM ESTAR, 2013)
Fase estrogênica
Durante essa fase, o hormônio estrógeno faz com que a camada interna do útero cresça ou se prolifere. Essa camada, chamada de endométrio, começa a se desenvolver para receber um embrião no caso de a mulher engravidar. O aumento de outro hormônio, chamado de hormônio folículo-estimulante (HFS), estimula o crescimento de folículos ovarianos. Cada folículo contém um óvulo. No final da fase folicular do ciclo menstrual, apenas um único folículo permanecerá ativo.