Lançamento de projeteis
1 – Introdução
2 – Motivação, objetivo;
3 – Procedimento experimental;
3.1 – lançamento horizontal
3.2 –lançamento oblíquo
3.3 – materiais utilizados;
4 - Tabela de fórmulas usadas;
5 – Memorial de cálculos;
6 – Gráficos;
7 – Bibliografia;
8 – Conclusão;
1 ) Introdução
O movimento de um projétil lançado no vácuo, com uma velocidade inicial Vo que forma um ângulo com a horizontal, é estudando através de uma composição dos movimentos retilíneo uniforme e retilíneo uniformemente variado. Um movimento bidimensional de uma partícula que se move em um plano vertical com velocidade Vo e com uma aceleração constante, igual à aceleração de queda livre (g), dirigida para baixo é chamada de projétil, ou seja, que é lançada ou projetada, este movimento denomina-se balístico. No movimento de projéteis o movimento horizontal e o movimento vertical são independentes, ou seja, um não afeta o outro. Assim conseguimos decompor problemas que envolvem um movimento bidimensional em dois problemas unidimensionais independentes e mais fáceis de serem resolvido, um para o movimento horizontal (com aceleração nula) e outro para o movimento vertical (com aceleração constante para baixo).
2)Motivação, Objetivo
Foi motivado pela razão de estudar movimento de um projétil lançado horizontalmente e verticalmente.
3)Procedimento Experimental
3.1)lançamento horizontal
Monta-se uma arma(lançador de projétil) em cima de uma mesa a uma altura de 9 cm e lançamos uma esfera metálica (projétil) cinco vezes a uma distância (x), que caia em cima de um papel carbono para ficar a marca e assim podemos tirar as medidas e calcular a média.
3.2) Lançamento oblíquo
Monta-se uma arma (lançador de projétil) em cima de um banco que forma um ângulo de 26° relativo ao eixo “x”(mesa0. Com a ponta da arma localizada rente a mesa, dividimos