etica
Mariana Sene
Número 26
Sala 25
Disciplina: Sociologia
1. INTRODUÇÃO
Qualquer estudo humano sobre a ética tem como pretenção descobrir a dimensão do agir humano na sua conducta. O que é ser ético?
Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 ETMOLOGIA DA PALAVRA ÉTICA
A palavra ética foi introduzida nas ciências a partir dos estudos filosóficos-científicos de Aristóteles. Desde logo a palavra tem uma origem grega, a partir do termo “ethos” que quer dizer “caracter, modo de ser”, traduzido mais tarde, pelo próprio Aristóteles, como hábito ou costume.
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. Ética é diferente de moral, pois moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.
Na filosofia, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. A ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética.
Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.
A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente