Camada de rede tcp/ip
É o processo de encaminhar pacotes entre redes conectadas. Para redes baseadas em TCP/IP, o roteamento faz parte do protocolo IP e é usado em combinação com outros serviços de protocolo de rede para fornecer recursos de encaminhamento entre hosts localizados em segmentos de rede diferentes em uma rede maior baseada em TCP/IP.
É a sala de correspondência do protocolo TCP/IP, onde ocorrem a classificação e a entrega de dados IP. Cada pacote de entrada ou saída é chamado de datagrama IP. Um datagrama IP contém dois endereços IP: o endereço de origem do host remetente e o endereço de destino do host destinatário. Os endereços IP em um datagrama continuam idênticos ao percorrerem a rede TCP/IP.
O IP oferece um serviço de datagramas não confiável (também chamado de melhor esforço); ou seja, o pacote vem quase sem garantias. O pacote pode chegar desordenado, também podem chegar duplicados, ou podem ser perdidos por inteiro. Os roteadores são usados para reencaminhar datagramas IP através das redes interconectadas na segunda camada. A falta de qualquer garantia de entrega significa que o desenho da troca de pacotes é feito de forma mais simplificada.
No IPV4, os endereço IP são compostos por 4 blocos de 8 bits (32 bits no total), que são representados através de números de 0 a 255, como "200.156.23.43" ou "64.245.32.11".
As faixas de endereços começadas com "10", com "192.168" ou com de "172.16" até "172.31" são reservadas para uso em redes locais e por isso não são usados na internet. Os roteadores que compõe a grande rede são configurados para ignorar estes pacotes, de forma que as inúmeras redes locais que utilizam endereços na faixa "192.168.0.x" (por exemplo) podem conviver pacificamente.
Protocolo IPv4 define muitos campos diferentes no cabeçalho do pacote. Estes campos contêm valores binários que os serviços IPv4 usam como referência ao enviarem pacotes através da rede.
O datagrama IP é formado por um