OVACE
Engasgo ou obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) é o bloqueio da traqueia de uma pessoa por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. Engasgo é considerado uma emergência médica. Em casos severos, o engasgo pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la semiconsciente ou inconsciente por um tempo. Nessa situação, deve-se agir rápida e precisamente para evitar complicações. Em casos mais graves, deve-se chamar uma ambulância rapidamente, para uma intervenção médica de emergência.
Mais de 90% das mortes por aspiração de um corpo estranho se dão em crianças menores de cinco anos, sendo 65% dessas vítimas lactentes.
Sinais e Sintomas: Agitação; Respiração Ruidosa; Tosse; Palidez; Cianoses das extremidades; Perda de Consciência; Queda abrupta.
As principais diferenças de abordagem se dão de acordo com:
A faixa etária do paciente (adulto, crianças e neonatos);
Se gravidez ou obesidade mórbida;
Se a vítima está consciente ou inconsciente.
Primeiramente, deve-se observar se a vítima encontra-se:
Consciente
Inconsciente
Caso esteja consciente, trata-se de uma obstrução LEVE ou GRAVE.
LEVE: A vítima apresenta tosse violenta e dificuldade respiratória. Neste caso deve-se incentivar a tosse e permanecer atento à vítima, se após expelir o corpo estranho ela voltará a respirar normalmente. Em hipótese alguma se deve dar líquidos para beber ou comidas para "ajudar" a desengasgar!
GRAVE: Certifique-se que a pessoa esteja realmente com dificuldades para respirar. Alguns sinais são característicos: Ela tenta falar e a voz não sai; Tenta tossir, mas também não produz som de tosse; Fica agitada e confusa, levando as mãos à garganta; A pele ou o contorno da boca podem mudar de cor, ficando arroxeado, o que indica baixa oxigenação do sangue;
Bata quatro vezes com a mão espalmada nas costas da vítima. Se isso não for suficiente para expelir o corpo