ouvidoria do sus
Criada em 2003, a Ouvidoria Geral do SUS é um instrumento que contribui com a gestão do Sistema Único de Saúde. A Ouvidoria do SUS é o espaço que a população tem para reclamar, sugerir, pedir, denunciar, elogiar e conseguir informações sobre a saúde. Somente em 2011, a Ouvidoria atendeu mais de quatro milhões de ligações pelo telefone 136. Em 90% das ligações, as pessoas queriam saber sobre tratamentos, doenças e locais de atendimento. O ouvidor geral do SUS, Luis Carlos Bolzan, informa que o atendimento da Ouvidoria está dividido em seis tópicos e que as dúvidas de quem liga são esclarecidas imediatamente.
A Ouvidoria do SUS também faz pesquisas de satisfação. Um exemplo é o da Rede Cegonha. Os atendentes da Ouvidoria ligam para as mães que tiveram filhos recentemente nos hospitais do SUS.
O ouvidor geral do SUS, Luis Carlos Bolzan, lembra que pelo número 136 da ouvidoria não é para marcar consultas médicas ou internação. Bolzan garante que é muito fácil entrar em contato com a ouvidora-geral do SUS. Por telefone, é só ligar para 136. Pela internet, o usuário do SUS deve acessar o portal do Ministério da Saúde no endereço eletrônico www.saude.gov.br/ouvidoria. Também é possível mandar carta ou ir pessoalmente até a Ouvidoria, que funciona em um dos prédios do Ministério da Saúde em Brasília.
Em Goiás a população pode contar com a Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde para sugestões, críticas, dúvidas, elogios, denúncias e reclamações, através do telefone 0800 643 37 00.
O Conselho Estadual de Saúde também é outra eficiente ferramenta para receber denúncias, críticas e sugestões da população através dos telefone (62) 3201-4254/4255/4260 ou pelos emails: conselhosaudegoias@gmail.com e comunicaconselho@gmail.com
- Portal da Saúde - www.Saude.gov.br - Ouvidoria www.saude.gov.br As Ouvidorias do SUS emergem como espaço de participação, instrumento de qualificação da gestão e disseminação de informações. O compêndio apresenta a