osmose
2° ANO ENSINO MÉDIO
RENATA PIRES VIDAL
OSMOSE
SALTO – SP
2014
Osmose é a passagem do solvente de uma solução já diluída para outra com maior concentração, através de uma membrana semipermeável. A difusão de líquido para outro por meio de membranas foi observada pela primeira vez em 1748, pelo padre francês Jean Antoine Nollet.
A osmose é realizada com o auxílio de uma membrana semipermeável que permite a passagem do solvente e não permite a passagem do soluto. Existem muitos tipos dessas membranas, exemplos: Papel celofane, bexiga animal, paredes de células, porcelana, cenoura sem o miolo (oca).
Osmose é a passagem do solvente (água pura) pela membrana semipermeável (MSP). A passagem se dá da solução mais diluída para a mais concentrada.
O fluxo de água é mais intenso no sentido da solução. Quando os fluxos se igualarem não haverá alterações nos níveis dos líquidos.
OSMOSE REVERSA:
Podemos explicar melhor este tratamento, após conhecer o processo de osmose natural.
No fenômeno de osmose, a água se move através de uma membrana semipermeável, desde uma zona de menor concentração até uma mais concentrada. Até que chegue ao ponto em que seja alcançado um equilíbrio de forças no seio do líquido.
Na osmose reversa, a pressão de bombeo, reverte o processo natural, obtendo assim, uma água purificada, e no outro lado da membrana um concentrado que se purga.
Fluxo do Solvente
Observe a demonstração:
solução de menor M solução de maior M (mais diluída) (mais concentrada)
O fluxo será da solução de menor concentração (M) para a solução com concentração maior.
Repare que com o passar do tempo a solução de NaCl aumentou, o que quer dizer que a pressão osmótica dessa solução é maior.