o fantástico ajudou uma criança deficiente
A Escola São Vicente de Paula iniciou suas atividades em 1942, graças a iniciativa dos Srs. Isaías Andrade Ferreira e Maria do Carmo Campos Ferreira, pais da nossa atual diretora Dona Mariinha.
Na época, a família possuía um sítio na região e D.Maria do Carmo, passando a conhecer o bairro, notou a falta de escolas. Havia somente uma escola, a qual era paga. Portanto, no Capão Redondo não havia ensino que pudesse atender as pessoas carentes e, para obter uma educação gratuita, os alunos deveriam ir a Santo Amaro.
(Foto)
1943_1°sala de aula da Escola Mista São Vicente de Paulo(localizada em frente a Paróquia Nossa Senhora do Carmo)
(Foto)
1949 Alunos da escola em frente a antiga Capela Nossa Senhora do Carmo, a qual foi demolida em 1971 para dar lugar à atual paróquia.
(Foto)
1950 Sendo bairro carente de assistência medica a Associação das Damas de Caridade de São Vicente de Paulo providenciou a construção do Posto de Saúde e salas de reuniões e festinhas.
1954 Crescimento do Colégio São Vicente de Paulo, compra de terrenos e a prefeitura fez um galpão com duas salas de aula.
(foto)
Por volta de 1955, a associação percebeu a necessidade de ensino para os adultos e implantou aulas de alfabetização de 1° a 4° série no período noturno. Os professores eram remunerados pelo SESI deixou de patrocinar o curso e a Associação prosseguiu, implantando o antigo Supletivo de 1ª a 8ª série à noite para adultos, cujos filhos e netos de muitos deles frequentam hoje nossa escola.
(foto)
1966 Primeiro prédio de alvenaria com 04 salas de aula, até hoje utilizado. Na época a Associação das Damas da Caridade de São Vicente de Paulo implantou gabinete dentário para os alunos carentes.
A escola sempre cuidou da formação religiosa dos alunos, promovendo anualmente a Primeira Eucaristia e incluindo o ensino religioso em sua grade curricular.
1968 Dona Maria do Carmos Campos Ferreira, fundadora da escola, encaminha alunas