Hanukkah
História
Chanucá ou Hanucá (חנכה ḥănukkāh ou חנוכה ḥănūkkāh) é uma festa judaica, também conhecida como o Festival das luzes. "Chanucá" é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração". A primeira noite de Chanucá começa após o por do Sol do 24º dia do mês judaico de Kislev (Kislev é o 3º Mês do ano civil, e o 9º Mês do calendário judaico) e a festa é comemorada por oito dias. Uma vez que na tradição judaica o dia do calendário começa no por do Sol, o Chanucá começa no 25º dia.
Por volta do ano de 200 a.C os judeus viviam como um povo autônomo na terra de Israel, a qual, nessa época, era controlada pelo rei selêucida da Síria. O povo judeu pagava impostos à Síria e aceitava a autoridade dos selêucidas, sendo, em troca, livre para seguir sua própria fé e manter seu modo de vida.
Em 180 a.C Antíoco IV Epifanes ascendeu ao trono selêucida, encontrou barreiras para sua dominação completa sobre o povo judeu, e o modo mais prático para resolver isso era dominar de vez a região de Israel, impondo de maneira firme a cultura da Grécia sobre os judeus, eliminado, assim, aquilo que os unificava em qualquer lugar que estivessem: a Torá. O rei Antíoco ordenou que todos aqueles que estavam sob seu domínio abandonassem sua religião e seus costumes. No caso dos judeus, isso não funcionou, ao menos em parte.
Em 167 a.C , após acabar com uma revolta dos judeus de Jerusalém, Antíoco ordenou a construção de um altar para Zeus erguido no Templo, fazendo sacrifícios de animais imundos sobre o altar, e proibiu a Torá de ser lida e praticada, sendo morto todo aquele que descumprisse tal ordem.
Na cidade de Modim (sul de Jerusalém), tem início uma ofensiva contra os greco-sírios, liderada por Matatias e seus filhos. Após a morte de Matatias, Yehudá toma à frente da batalha, com um pequeno exército. Mesmo assim, os judeus lograram vencer o forte exército de Antíoco no ano 164 a.C, e libertaram Jerusalém,