Festas judáicas
Introdução
Geralmente nós os cristãos, conhecemos pouca coisa sobre a vida litúrgica de Israel. No entanto as manifestações religiosas israelitas influenciaram de maneira direta a tradição cultural da Igreja nascente e mesmo sua predicação. Se quisermos um exemplo claro, basta evocar o fato que nós os cristãos celebramos páscoa, pentecostes, celebramos os sacramentos. Todas essas celebrações encontram suas raízes na vida litúrgica de Israel. Assim se quisermos, por exemplo; compreender bem o sentido de nossa páscoa, primeiro tem que conhecer bem a páscoa judaica, pois, é justamente a partir dela que a Igreja nascente se inspirou para criar uma teologia da páscoa cristã.
Por isso, é necessário que nossa geração saiba como as pessoas das Escrituras e as pessoas do tempo de Jesus viveram os grandes momentos litúrgicos que os reuniam regularmente a Jerusalém para honrar Deus e confessar sua esperança.
O objetivo desta pesquisa é justamente apresentar de maneira precisa, algumas festas judaicas e ao mesmo tempo mostrar a ligação destas com nossa vida litúrgica cristã.
Festas e seus significados:
I. O nome “FESTA”
Assim como a semana é intercalado pelo o shabat, considerado como a primeira das festas, no sentido em que ela é um momento de intimidade com Deus, e que ele antecipa mesmo o mundo futuro, assim também o ano é intercalado por solenidades que constituem o memorial das intervenções de Deus na história do seu povo e das suas visitas ao seu povo. Essas festas fazem do ano judaico, um ano religioso.
A palavra shabat vem da raiz que sisgnifica “desistir,descansar,cessar A celebração do shabat significa que servimos ao Deus criador”
a) O nome ‘Festa’
No Pentateuco a palavra festa é dita de três formas, há três modos de se dizer festa. Cada uma dessas palavras traz consigo um ensinamento próprio sobre o sentido da festa: moed., miquerah qodesh e hag. מועד, קודש מיקרה, חג.
Moed.- Significa encontro. As festas são