Festas judaicas
Luciano Fernando Soares Borges Igreja do Evangelho Quadrangular – Secretaria Geral de Educação e Cultura
Curso Livre em Teologia à Distância – CLT/EAD
Cultura Bíblica
22/09/12
RESUMO
Através deste paper veremos as sete principais festas do povo judeu, tendo uma breve visão de como se realizava e o seu significado para os israelitas. Aqui podemos ver o respeito e lembrança do povo que tanto caminhou com Deus.
Palavras-chave: Festas, Judeus, celebração.
1 INTRODUÇÃO
As festas prescritas pelo SENHOR ocupava um grande lugar na vida do povo, pois elas simbolizavam obediência a Deus e uma criteriosa mordomia espiritual, isto é, uma administração correta das coisas Sagradas.
A história do povo de Israel proporciona inúmeras comemorações e oportunidades para aprenderem sobre Deus e a praticarem as verdades espirituais contidas nos mandamentos. As bênçãos recebidas através do perdão, no momento da purificação da alma e do espírito, renovando e expressando a gratidão recebida através dos milagres da provisão e da cura de enfermidades. As sete festas anuais, que são as mais importantes para o povo judeu, contem a história da nação judaica sobre as vitórias e esperanças e também das derrotas e do desespero do povo diante dos inimigos. Porém, eles crêem em um Deus que opera milagres e que tudo o que prometeu para este povo é cumprido até os dias de hoje.
Segundo Coleman (1991, p.261):
“Na igreja cristã também estas festas tiveram um efeito didático. A ceia do SENHOR, por exemplo, é baseada na Páscoa. Tanto o natal como a Páscoa se tornaram ocasiões que levam o crente a recordar a obra de Deus, a expressar gratidão a Ele e a se quebrantar.”
As festas solenes judaicas têm cada uma delas um compromisso e um significado histórico que aconteceu no Antigo Testamento, e o espiritual, no Messias Jesus Cristo. Também, as festas nos ensinam sobre o caráter do Eterno Deus e o seu plano para a humanidade.
2 SHABATH - SÁBADO
Em hebraico