Festas judaícas
Anderson Junkes
Profa. Dra. Eliete Silva Pereira das Neves
ITQ – Instituto Teológico Quadrangular
Curso Livre (2º Ano) – Cultura Bíblica
01/04/13
RESUMO
As Festas Judaicas não são apenas festejos, mas são comemorações que relembram a história de um povo. Como sabemos este povo foi escolhido por Deus para a revelação de sua Palavra para o mundo, e conhecendo estes festejos melhor, veremos que cada uma delas tem um compromisso cultural e significado histórico, do povo no período do Antigo Testamento.
Palavras-chave: festas, judaicas, história, cultura
1 INTRODUÇÃO
As festas judaicas são importantes para manutenção cultural, ou seja, passagem de valores para os mais novos. É um momento de reflexão, e de certa forma vivência da história.
Veremos a seguir, as principais festas que o povo de Israel comemora até os dias de hoje.
2 AS FESTAS BÍBLICAS
A história do povo de Israel proporciona inúmeras comemorações religiosas instituídas por Deus. Estas festas e dias religiosos tinham o objetivo de marcar eventos e ensinar verdades fundamentais do plano de Deus. As sete festas anuais, que são as mais importantes para o povo Judeu, contém a história da nação judaica sobre as vitórias, esperanças e do desespero do povo contra o inimigo. Porém eles creem em um Deus que opera milagres, e de promessas que são cumpridas até os dias de hoje.
2.1 SHABATH (SÁBADO)
Em hebraico Shabath significa “cessar o labor” ou “cessar de trabalhar”. É o sétimo dia da semana que o povo judeu tira um tempo para deixar as atividades seculares, objetivos materiais de lado, e guardam este dia para renovação espiritual com atividades religiosas. O sábado é reservado para descanso físico e recreação espiritual, podemos observar o Shabath como mandamento do Eterno, enfatizado nos Dez Mandamentos.
Apesar de ser comumente dito ser o sábado de cada semana, é observado a partir do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado. O exato momento de início e