osmose em celulas animais
O movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável e chamado de Osmose. Esse fenomeno é importante para as celulas. Contudo podemos observar que há mudanças na estrutura morfologica da celula quando esta se encontra em meios com mais ou menos solutos do que deveria. Uma célula animal colocada em uma solução hipertônica perderá água, esse fenômeno é chamado de crenação. Mas se a solução for hipotônica, a célula absorverá água e poderá arrebentar: é o que chamamos de plasmoptise (ou hemólise no caso das hemácias). E no meio isotônico ela se encontra estável.
OBJETIVOS:
* Identificar e observar através da morfologia da membrana celular o processo de osmose;
* Identificar a diferença dos meios.
MATERIAS E REAGENTES:
* Algodão/gase
* Alcool 70%
* Lancetas picadora esteril
* Laminalas
* Laminas
* Óleo de imersão
* Micro pipetas plásticas
* Microscópio
* NaCl 0,2%
* NaCl 0,9%
* NaCl 1,5%
* 3 gotas de sangue de 3 voluntarias
Procedimentos:
Limpar com o algodão e alcool 70%, o dedo anelar das três voluntarias;
Perfurar com a lanceta picadora o dedo anelar de cada voluntaria;
Retirar 3 gotas de sague de cada voluntária; Pingar nas 3 laminas de cada voluntária o sague retirado ; Adicionar solução de NaCl 0,2% (hipotonico) na primeira lamina, NaCL 0,9% (isotonico) na segunda lamina e NaCL 1,5 (hipertonico) na terceira lamina de cada voluntária. Colocar cada lamina em um microscopio e observar a reação das hemácias.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Foi possivel observar que no meio isotônico do NaCl 0,9%, as hemácias pernameceram normais. No meio hipertônico do NaCl 1,5% elas incharam, contudo não foi possível observar com clareza o meio hipotônico do NaCl 0,2%.
REFERENCIAS:
http://vivendociencias.blogspot.com.br/2011/05/osmose-em-celula-animal.html