HISTOLOGIA RELAT CELULA ANIMAL E OSMOSE
Professora Leticia
FISIOTERAPIA 2° Semestre
CELULA EUCARIONTE ANIMAL / OSMOSE
Camila Cazante Rodrigues – RA 7262616718
Rio claro - SP
CÉLULA EUCARIONTE ANIMAL
OBJETIVO
Observar e reconhecer a célula eucarionte animal.
Observar o fenômeno da Osmose.
INTRODUÇÃO
A célula animal, como qualquer outra célula eucariótica, é delimitada pela membrana plasmática, citoplasma, núcleo, ribossomo e mitocôndria.
A célula animal não possui clorofila no seu interior e nem celulose em suas paredes, característica da qual diferencia uma célula animal de uma célula vegetal, pois em outros aspectos são iguais.
A célula animal possui os seguintes orgânulos, ou seja, é formada pelos: envoltório nuclear: cromossomos do DNA; nucléolo: onde a carga genética é armazenada; vesículas; ribossomos: onde a síntese de proteínas é feita; complexo do Golgi: secretar, empacotar, produzir substâncias; retículo endoplasmático rugoso ou ergastoplasma: transporte de substâncias; microtúbulos; mitocôndrias: produção de energia e respiração celular; retículo endoplasmático liso: transporte de proteínas; citoplasma ; centríolos: divisão celular; vacúolo: ajuda na digestão intracelular e armazenamento de substâncias e lisossomos: digestão.
MATERIAL
Lâminas
Lâminulas
Saliva
Cotonete
Elódea
Sal de cozinha
Corante azul de metileno
MÉTODO
Primeiramente colheu-se a saliva com a ajuda de um cotonete, colocou-se em uma lâmina pressionando a ponta do cotonete bem molhada pela saliva, deste modo a saliva foi passada para a lâmina, pingou-se uma um gota de azul de metileno, e cobriu-se com a lamínula. Ajustou-se o microscópio, para poder visualizar melhor.
Em outras duas lâminas foram colocadas em cada, uma pequena folha de Elódea, uma conservada em substância Isotônica, e outra conservada em substância hipertônica, colocou-se uma gota de azul de metileno em cada e cobriu-se as duas com a lamínula. Ajustou-se o microscópio, para poder