EUCARIONTES ANIMAIS - ESTUDO DA OSMOSE DA CELULA ANIMAL
TEMA: EUCARIONTES ANIMAIS
Prática – Estudo da osmose em célula animal.
Introdução
O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. É um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutriente a todos os órgãos; é composto basicamente de elementos figurados (células): Hemácias, leucócitos e plaquetas; e também de plasma (substância intercelular).
As hemácias transportam oxigênio e parte de gás carbônico pela hemoglobina (proteína avermelhada que contém ferro). Os leucócitos, também conhecidos popularmente de glóbulos brancos, fazem parte da linha de defesa do organismo e são acionados em casos de infecções, para que cheguem aos tecidos na tentativa de destruírem os agressores, como vírus e bactérias. As plaquetas realizam a coagulação sanguínea. O plasma transporta as hemácias, leucócitos, plaquetas e outras substâncias dissolvidas, por todo o organismo, permitindo às células a receber nutrientes e excretar e/ou secretar substâncias geradas no metabolismo.
Na célula animal a membrana plasmática é responsável pela manutenção da célula e pela recepção de nutrientes e sinais químicos do meio extracelular. Para que possa ocorrer o funcionamento correto das funções celulares realiza a seleção de substancias que entram e que saem, também realiza o impedimento da entrada de partículas indesejáveis, ou ainda, a eliminação das que se encontram no citoplasma.
Meio Isotônico é quando a concentração de soluto na célula e no meio são iguais, ou seja, a velocidade das substâncias que entram é igual à das substâncias que saem. Meio hipertônico é quando a solução esta mais concentrada em soluto que o meio. Meio hipotônico é quando a solução esta menos concentrada em soluto que o meio.
Objetivos:
Analisar a morfologia das hemácias em diferentes soluções salinas, obtendo-se uma evidência indireta da preparação da membrana plasmática.
Materiais:
Algodão;
Álcool iodado;
Micro