oscilacoes mecanicas
Introdução
O presente trabalho é de carácter avaliativo que está inserido na disciplina de Biologia, que tem como objectivo transmitir os conhecimentos do tema em causa “Ciclo e Divisão Celular” de modo a perspectivar o estudante. Para a sua melhor compreensão. O trabalho está estruturado da seguinte maneira: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia. Para a sua possível realização foi graças a referências bibliográficas.
CICLO CELULAR
O ciclo celular é um processo através do qual uma célula somática duplica seu material genético e o reparte igualmente às suas células-filhas. É didacticamente dividido em duas fases principais: a intérfase e a mitose. Na intérfase ocorre a duplicação do DNA e a preparação para a fase seguinte: a mitose, na qual ocorre a divisão celular propriamente dita, finalidade maior do ciclo celular. A mitose, apesar de ocupar uma pequena parte do ciclo, é crucial para o crescimento e diferenciação do organismo, levando o zigoto às aproximadamente 100 trilhões de células do indivíduo adulto, participando inclusive dos processos de renovação celular.
G0, G1, S e G2 fazem parte da intérfase, enquanto M representa a Mitose
Figura. Representação esquemática do ciclo celular.
INTÉRFASE:
Fase que se interpõe a duas mitoses, preparando a célula para a divisão em duas células-filhas. Leva em torno de 16 a 24 h para se processar, mas a velocidade depende do tipo celular. Ex: derme e mucosa intestinal necessitam renovar-se constantemente e, por isso, sua interfase tem duração menor se comparada à de outras células.
Dividida em 4 fases: G0, G1, S e G2.
G0 – Não se interpõe às fases do ciclo celular, mas é um anexo da intérfase. As células estão em repouso, ou seja, nesta fase não ocorrem eventos que as preparem para a divisão. Algumas células, como os neurônios, estão permanentemente em G0, e nunca se dividem. Estudos mostram