Relatório Física - Oscilações Mecânicas
Para a realização de todas as etapas do experimento, usou-se um sistema constituído basicamente por uma mola helicoidal – sendo três molas com comprimentos diferentes –, fixa em um suporte lateral no trilho da Pasco e que possui na outra extremidade um fio inextensível que passa por uma roldana e suspende diferentes massas com valores controlados, presas sobre ele através de um clips (suporte). Esse sistema nos permite obter experimentalmente o valor da constante elástica de cada mola em estudo e tem também como finalidade a determinação das influências de algumas grandezas sobre o período de oscilação das molas quando estas estão em movimento.
Introdução
Teoria
Oscilações mecânicas ocorrem quando um sistema em equilíbrio estável é perturbado de sua posição. São sistemas em que pelo menos uma grandeza varia periodicamente com o tempo.
Um tipo de movimento oscilatório muito importante é o Movimento Harmônico Simples, como é o caso do movimento de um objeto preso a uma mola. Quando o objeto é deslocado a uma distância x a partir de sua posição de equilíbrio, a mola exerce uma força -k.x, segundo a Lei de Hooke, sobre a elasticidade dos corpos, ou seja, Fx = -k.x, sendo k a constante de elasticidade do corpo, que neste caso é a constante de elasticidade da mola. O sinal negativo é devido à força possuir sentido contrário ao deslocamento, o que caracteriza uma força restauradora. Considerando o sistema massa suspensa e mola como demonstrado na Figura 1, temos que quando o sistema está em repouso, a aceleração do movimento é nula, logo, podemos utilizar a segunda lei de Newton – Princípio Fundamental da Dinâmica – para expressar este caso: