os valores nutricionais do ovo
Pessoas saudáveis podem comer até um ovo por dia sem risco para a saúde
por Ênio Cardilho Vieira
O ovo é, reconhecidamente, um bom alimento. Fornece 160 Kcal, 12 g de proteína e 12 g de lipídeos por 100 g. A sua proteína é de bom valor biológico e, durante muito tempo, foi considerada a proteína padrão pela Organização para Alimentos e Agricultura da Organização Mundial de Saúde ( FAO – OMS ). Ultimamente, a OMS estabeleceu uma proteína teórica como padrão. Mesmo assim, a proteína do ovo é a que mais se aproxima, em sua composição em aminoácidos essenciais, da proteína padrão. Cerca de um terço dos lipídeos é constituído por ácido oléico ( w-9 ). Este alimento é boa fonte de cálcio, fosfato e ubiquinona.
O ovo é considerado um alimento higienicamente condicionado, de fácil preparo e que pode ser armazenado. A parte comestível é liberada no momento do processamento térmico, o que o torna um alimento convincente.
Importância de produtos animais na dieta Proteínas animais são importantes na dieta porque:
1 – Fornecem aminoácidos essenciais, isto é, aqueles que o homem não é capaz de sintetizar.
2 – Fornecem nitrogênio para síntese de todas as substâncias nitrogenadas do organismo.
3 – Produzem energia ( 4 Kcal/g ).
Por fornecerem aminoácidos essenciais, nas proporções adequadas, as proteínas animais são consideradas de bom valor biológico. A célula animal só sintetiza substâncias nitrogenadas a partir de aminoácidos.
Portanto, a necessidade de proteína na dieta não se restringe ao aporte de aminoácidos. Não há armazenamento de proteína no organismo.
Assim, toda proteína ingerida além da necessidade será utilizada como fonte de energia e seu nitrogênio excretado como uréia.
A necessidade de proteínas na dieta foi bem estabelecida há 20 anos, em experiências com voluntários jovens adultos: 0,8% por kg de peso.
Portanto, um homem de 70 kg necessita de cerca de 56 g de proteína por dia. Segundo a OMS, pelo menos 1/3 deve ser de bom