Os tipos de benchmarking
INTRODUÇÃO 2 Benchmarking Interno 3 Benchmarking Competitivo 4 Benchmarking Funcional 5 Benchmarking Genérico 6 CONCLUSÃO 7
INTRODUÇÃO
O benchmarking é uma metodologia utilizada pelas organizações para aperfeiçoar a gestão através da realização de levantamentos de dados e análises de práticas, processos, produtos e serviços prestados por outras organizações. O processo de benchmarking gera informações importantes para que as organizações conheçam diferentes formas de lidar com situações e problemas semelhantes e, desta forma, contribui para que as mesmas possam aperfeiçoar os seus próprios processos de trabalho. As informações geradas nos processos de benchmarking favorecem a transferência de conhecimento entre organizações. Dentro desta forma geral de se obter resultados, encontramos no Benchmarking, quatro importantes abrangentes: Benchmarking Interno, Benchmarking Competitivo, Benchmarking Funcional e o Benchmarking Genérico.
Benchmarking Interno
O benchmarking interno é praticado por empresas que visam identificar as melhores práticas internas da organização e disseminar sobre essas práticas para outros setores da organização. Este tipo de benchmarking e um dos mais fáceis de ser executado, pois os dados envolvidos estão facilmente disponíveis e não há problemas de confiabilidade, porém pode haver desvantagens neste tipo de benchmarking, pois as práticas internas podem estar impregnadas pelos mesmos paradigmas. Dentro de cada setor será analisado formas de possíveis melhorias, onde o pessoal é visado como principal agente nesta situação. Pois, é através do Benchmarking Interno que a organização conseguirá expandir suas mudanças para o Macroambiente. A realização de um benchmarking interno, geralmente propicia um passo para um estudo voltado para fora, ou seja, uma focalização externa na busca de melhorias, ou ainda, a prática de um benchmarking externo.
Exemplo: Quando o setor de Compras visita o setor de