administração
APLICABILIDADE EM UNIDADES DE
INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM
REFLEXIVA
AUTORES
Silvestre Gomes Martins
Graduando de Biblioteconomia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Campus Universitário- Lagoa Nova- Natal. E-mail: sil_gomes7@hotmail.com
Telefone: (84)9412-6877
Alexsandra Santana dos Santos
Graduando de Biblioteconomia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Campus
UniversitárioLagoa
NovaNatal
E-mail: alexsandra.santana1987@gmail.com. Telefone: (84)8891-2487
57
Luciana Moreira Carvalho (orientadora)
Professora do Departamento de Biblioteconomia Universidade Federal do Rio
Grande do Norte
Campus Universitário- Lagoa Nova- Natal. Telefone: (84) 3215-3516
INTERFACE
RESUMO
Analisa a técnica do benchmarking a partir de abordagens conceituais, históricas e tipológicas, bem como demonstra sua aplicabilidade em unidades de informação.
Mostra que o benchmarking surge num contexto competitivo, a partir da necessidade que as organizações tinham de aprender com seus concorrentes as melhores práticas e assim poderem está inserida no mercado de forma eficiente e eficaz. Explica que a técnica do benchmarking por ser flexível, pode ser aplicada a diversas situações e por diferentes tipos de organizações, gerando assim três tipos de benchmarking o interno, o competitivo e o funcional/genérico, cabendo ao gestor a tarefa de identificar qual tipo melhor se ajusta ou atende a necessidade da organização. Enfoca a utilização do benchmarking em unidades de informação, como forma de alcançar a qualidade no atendimento ao usuário e nos produtos e serviços desenvolvidos por estas unidades .
Objetiva apresentar a técnica do benchmarking no contexto organizacional geral e sua aplicação em unidades de informação como uma ferramenta de gestão que possibilita a busca de sua qualidade total . Utiliza como metodologia pesquisas bibliográficas e eletrônicas. Conclui que, é a partir do conhecimento desta técnica que é