Os Tigres Asiáticos
São chamados de plataformas de exportação os países subdesenvolvidos, que se industrializaram após a Segunda Guerra Mundial. Entre eles estão antigos países de pequena extensão e pobres em recursos minerais, que se tornaram grandes exportadores mundiais.
Os Tigres Asiáticos Originais
O titulo de Tigres Asiáticos foi dado a Cingapura, Coréia do Sul, Hong Kong e Taiwan, devido a grande expansão industrial e a agressividade na competição no mercado externo.
O inicio da transformação radical dessas economias ocorreu a partiu da instalação de filiais estadunidenses e, principalmente, japonesas, que contaram com excepcionais vantagens na localização:
Mão de obra barata, se comparada com a estadunidense e europeia, abundante, qualificada e disciplinada;
Adoção de valores japoneses, como a obediência, a disciplina, o trabalho e a cultura;
O Estado se encarregou de promover as condições para essa industrialização;
A poupança inteira foi estimulada;
Os investimentos em educação tornaram-se prioritários, uma vez que eram altos os índices de analfabetismo.
Os governos, então, eram autoritários ou ditatoriais, não existia democracia nem eleições gerais, o que garantiu que essas medidas fossem concretizadas.
Cingapura
Cingapura tem a base de sua economia nos setores financeiros e industrial e, por isso mesmo, é muito dependente do capital externo. Importa alimentos, fontes de energia e matérias-primas em geral.
Maquinas, equipamentos de tecnologia de ponta e petroquímica são os principais ramos industriais de Cingapura. Estão no pais sedes de importantes empresas, como Singapore Airlines (aviação), MobileOne (telefonia) E MediaCorp (comunicações). O porto é um dos mais movimentados do mundo. Ao contrário dos outros Tigres, Cingapura não dispõe de mãe de obra barata, em razão da alta escolaridade da população e da forca dos sindicatos.
Em sua pauta de exportações destacam-se produtos eletrônicos de alta tecnologia, maquinário elétrico e