Agroneg Cio
O termo “agricultura” foi usado até a pouco tempo para definir a função agropecuária e toda a sua extensão até a pouco tempo.
Mas agora, a agricultura refere – se somente as atividades de “dentro da porteira”.
O Agronegócio, ou Agribusiness, foi criado em 1957 por John Davis e Ray Goldberg e foi definida por eles como “a soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles”.
No Brasil, o conceito surgiu nos anos 80, com a expressão “Complexo Agroindustrial”, que evoluiu mais tarde para agronegócio.
O impressionante crescimento do agronegócio brasileiro teve início nos anos 70, quando o Brasil ainda figurava como importador de alimentos. Recebeu novo impulso a partir da década de 1990 e aumenta de importância a cada ano, confirmando o país como um dos maiores fornecedores globais de alimentos.
Hoje em dia, agronegócio envolve toda a cadeia produtiva: “o antes da porteira, o dentro da porteira e o depois da porteira da propriedade.”
O cenário atual aponta que o Brasil será o maior país agrícola do mundo em alguns anos.
O agronegócio tem grande importância econômica e social.
A economia brasileira, por exemplo, gira em grande parte em torno do agronegócio.Ele tem a vantagem de aumentar a produtividade, de trazer tecnologias para a agricultura. De gerar empregos, diretos e indiretamente e de estabelecer parcerias entre pequenos agricultores e grandes empresas e facilitar a exportação, mas pode prejudicar em partes pelo fato de mecanizar a maior parte da produção.
Em 2015, o desempenho dos principais setores do agronegócio brasileiro tende a ser positivo. Com margens apertadas, vão “sobrevivendo” no agronegócio aqueles que trabalham com gestão profissional.O ano deve ser bom para a pecuária.
As exportações brasileiras no mês de fevereiro foi de 1,8 bilhões, houve