Agroneg cio 1
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
SETOR PRODUTIVO: AGRONEGÓCIO
KÉLEN SELAU
VERÔNICA SILVEIRA
SAPUCAIA DO SUL, 30 DE SETEMBRO DE 2014
Introdução:
O setor de agronegócio brasileiro, que abrange a agricultura, os insumos utilizados, a maquinaria e os serviços agrícolas prestados, como processamento e distribuição, geram 25% do PIB e 35% da mão-de-obra do nosso país.
Esse setor causa um grande impacto na economia regional e ocupa lugar de destaque no comércio, tanto brasileiro como mundial.
Embora o setor seja um dos mais tradicionais, o fato que leva ao alto índice de crescimento se deve às melhorias que ocorrem tanto na maquinaria, como na genética, nos processos que ocorrem e na logística adotada pelas empresas.
O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e sucos de frutas. Também lidera o ranking das vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro. As projeções também indicam que o país será, em pouco tempo, o principal pólo mundial de produção de algodão e biocombustíveis, feitos a partir de cana-de-açúcar e óleos vegetais.
O agronegócio brasileiro emprega atualmente cerca de 17,7 milhões de trabalhadores somente no campo.
Faremos a seguir, um estudo mais detalhado desse setor, que faz grande diferença na economia do nosso país.
Identificação e Análise de Dados:
O agronegócio consiste na rede que envolve todos os segmentos da cadeia produtiva vinculada à agropecuária. Não se limita somente a agricultura e a pecuária, inclui também todas as atividades desenvolvidas pelos fornecedores de insumos, equipamentos, serviços, industrialização e comercialização da produção.
Podemos dividir o agronegócio em três etapas: produtores rurais, fornecedores de insumos e a parte de processamento, distribuição e comercialização. Esse setor é um dos mais