Trabalho Individual 2 2014
1. INTRODUÇÃO 3
2. POLITICAS SOCIAS 4
3. HISTÓRICO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO 4
4. PLANEJAMENTO 5
4.1. PLANEJAMENTO TECNOCRÁTICO 5
4.2. PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO 6
4.3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 6
5. PLANEJAMENTO E POLÍTICAS SOCIAIS ATÉ 1988 7
CONCLUSÃO 13
1. INTRODUÇÃO
O Serviço Social sendo uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo utiliza-se das mais variadas formas de planejamentos existentes para fundamentar a realização as mudanças na vida dos usuários com as políticas sociais do estado para a sociedade. Planejamentos esses que possuem uma história ligada ao homem no decorrer dos anos, visto que é uma ação normal do ser humano planejar suas ações.
Planejamentos esses sendo: tecnocrático, participativo e estratégico. Todos possuem suas características e suas funções na elaboração e execução dos mesmos. Este trabalho irá conceituar os três citados tipos de planejamento e suas relações com as políticas sociais do estado no inicio do século XX até a Constituição Federal de 1988.
2. POLITICAS SOCIAS
O novo modo de produção capitalista desenvolvido no decorrer das revoluções industriais do século XIX tinha como foco a substituição da mão-de-obra artesanal pelo uso de máquinas e pelo trabalho assalariado. Este processo resultou em vários problemas sociais para o citado período de transição, levando a classe trabalhadora a reivindicar melhores condições de trabalho e melhores condições de vida. De inicio, a questão social – que são as situações na realidade da pobreza, dos conflitos de classes, da miséria, da contradição e exclusão social, etc; - não era explorada e desenvolvida pelo estado, a igreja católica teve grande papel no assistencialismo prestado aos que dela necessitavam. Com o decorrer dos anos o Estado assume o papel de projetor das Políticas Sociais, o que não deve ser de entendido como única e exclusiva responsabilidade do mesmo, deve-se haver