Trabalho Tamara Individual 2014 2 Semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4
3 CONCLUSÃO..........................................................................................................7
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Através desta resenha irei repassar algumas histórias, mitos e lendas sobre as bruxas que existiam no século XIX, histórias de como as pessoas julgavam e como eram os seus olhares sob estas mulheres denominadas demoníacas e feiticeiras.
2 DESENVOLVIMENTO
“BRUXAS: FIGURAS DE PODER” traz alguns conceitos e historias de como a imaginação popular mitificaram as bruxas. A figura das bruxas exprime alguns conceitos de que pensamentos ocidentais legou ao que se entende por feminino. Trata-se imagens diferentes construídas por diferentes discursos um romântico e o outro eclesiástico. A fim de mostrar as varias facetas desse lado o autor baseia-se em varias leituras datadas do século XIX, essas leituras descrevem muitas histórias sobre as bruxas, que podia ser tanto bela e jovem e sedutora, como horrenda e anciã, aparentando a morte.
Como um tipo psicossocial que emerge no final da idade média a figura da bruxa ensina um certo modo de enxergar a mulher, principalmente quando esta expressa poder. Toda a expressão do poder por parte das mulheres desembocava em punição, a figura das bruxas traduzia-se em mulheres devoradoras perversas que matavam recém-nascidos, comiam carne humana, participavam de orgias, transformavam-se em animais, tinham relação íntima com o demônio e entregavam sua alma para o diabo. Uma caracterização da bruxa que vigorou durante a inquisição ressoando até os de hoje, constitui-se como um dos elementos mais perversos produzidos na sociedade do ocidente. Certo tipo de conhecimento de origem