Avalia o 1 Respostas
SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
PROF. CARLOS ROBERTO WINCKLER
CRISTIAN ZALBERTO RIBEIRO DOS SANTOS
GABRIELLI ROVEDA
Bloco A
1. Com a Revolução Industrial, surgem novos papéis sociais, principalmente o empresário capitalista e o de operário. Com a consolidação industrial se configura um ‘mercado de trabalho’, onde o capitalismo aparece e assim, o proletariado.
Com o passar do tempo, os trabalhadores começam a negar suas condições de vida. Passam a se revoltar e destruir máquinas, sabotar oficinas, cometer roubos e crimes, evoluindo para as associações livres, criação de sindicatos, etc. A classe operária começou a organizar-se.
Os primeiros homens que se preocuparam com essas transformações não eram homens da ciência (ainda), mas homens que, pela ação, queriam empreender uma mudança (no século XVIII para o XIV: Owen, Willian Thompson, Jeremy Bentham, por exemplos).
A sociologia surge como uma resposta às novas situações colocadas pela revolução industrial. Mudou pensamentos e abriu portas para uma transformação social.
2. Na concepção de Weber, cada um é responsável pelas decisões que toma. A ação social, na sua definição, é o comportamento do homem planejado, intencional e consentido. Pode ser em atitudes simples, como por exemplo, todos os alunos sentado em classes e o professor na frente de todos comando a turma. É algo que fomos ensinados, sabemos que devemos nos comportar e nos portar desta maneira.
A ação social é um planejamento antecipado, seja ele através de escola, família ou pelo ambiente social, é uma influência que pode mudar de sociedade para sociedade e de tempos em tempos. Segundo Weber, precisamos entender o significado que as pessoas atribuem a seus comportamentos, para compreender a sociedade.
Já Durkheim acredita que existe uma força superior à nós que afetam nosso comportamento. Traz o termo “coesão social” consigo, que nada mais é que uma generalização, onde independente do que os outros pensam, a