OS REFLEXOS DA ECONOMIA NO RESULTADO DAS COMPANHIAS AÉREAS
FACIG
CONTABILIDADE DE CUSTOS
ELAINE LOPES DE LIMA
GABRIELLE MOTA DE QUEIROZ
CIÊNCIAS CONTABÉIS / 4°PERÍODO
MANHUAÇU /MG
2013
GABRIELLE MOTA DE QUEIROZ
ELAINE LOPES LIMA
OS REFLEXOS DA ECONOMIA NO RESULTADO DAS COMPANHIAS AÉREAS
MANHUAÇU / MG
2013
O REFLEXO DA ECONOMIA NO RESULTADO DAS CIAS AÉREAS
O setor aéreo é um dos mais dinâmicos da economia mundial e possui atuação essencial em um cenário de interações globais, uma vez que proporciona intercâmbio ágil de pessoas e mercadorias dentro e entre as diferentes nações, viabilizando as relações econômicas e comerciais. Esse trabalho visa avaliar o reflexo da crise das Companhias Aéreas sobre a economia no Brasil, sendo que se torna ainda mais relevante dada a grande extensão territorial, a precariedade das malhas rodoviárias, a escassez de ferrovias e a baixa utilização da rede fluvial.
Essa crise teve inicio quando ocorreu um choque entre o jato Legacy americano e um Boeing da Gol em setembro de 2006, que derrubou o ultimo na selva de Mato Grosso e matou as 154 pessoas a bordo, foi o episódio que chamou definitivamente a atenção da população brasileira para a precariedade do setor de transporte aéreo do país. No entanto, o acidente, junto da greve branca dos controladores de vôo que gerou o apagão aéreo original, foi só dois dos estopins de um colapso que já estava anunciado. Enquanto o movimento de passageiros no país cresceu em ritmo acelerado nos últimos três anos, o investimento oficial em infra-estrutura de controle aéreo, equipamentos e formação de equipes seguiram o caminho inverso - foi reduzido quase a metade.
A causa do caos e a incerteza que dominam o setor aéreo são resultado de uma série de problemas interligados. Os recursos da área são mal administrados; os aeroportos não têm estrutura para atender a atual demanda; faltam controladores de