Azul linhas aéreas
Histórico Azul
Fundada em 2008 pelo norte americano David Neeleman - nascido em São Paulo e também fundador da companhia americana Jet Blue - a nova companhia aérea brasileira estava ainda sem nome.
Para criar a identidade da empresa, foi aberto um concurso para eleger o nome da nova companhia aérea, no qual o vencedor com a melhor sugestão ganharia bilhetes gratuitos vitalícios para ele e mais um acompanhante. Ao final do concurso, o nome escolhido para batizar a empresa aérea foi Azul.
O início oficial das operações aconteceu no dia 15 de dezembro de 2008 sob o comando do Presidente Pedro Janot que, após a fusão da Azul com a TRIP, deixou o cargo para que David Neeleman assumisse a função.
Apesar de nova, a Azul já detém 10% de participação no mercado, o que lhe dá a terceira colocação entre as maiores companhias aéreas do país.
A intenção inicial de seu fundador era de que a empresa possuísse uma frota composta exclusivamente de aeronaves brasileiras, como o Embraer 195, e para tanto foram encomendadas 76 aeronaves do tipo E-Jets. A primeira aeronave na empresa foi batizada de “O Rio de Janeiro Continua Azul”. Em 2009, sentindo a necessidade de atender cidades menores com voos de pequenas distâncias, foram encomendados os aviões franceses ATR-72, que entraram em operação a partir de 2010.
Em 28 de maio de 2012 foi anunciada a fusão da companhia com a TRIP Linhas Aéreas. Com esta medida, a TRIP Linhas Aéreas deixou de existir, herdando à Azul todas as aeronaves e rotas da empresa. Essa nova holding resultara em uma companhia aérea com cerca de 121 aeronaves, 840 voos diários, 100 destinos atendidos e aproximadamente 15% do mercado doméstico.
A Marca
Em 13 de agosto de 2009, com menos de 8 meses de operação, a Azul já conquistou o posto de empresa aérea que mais rapidamente chegou a 1 milhão de clientes transportados, no mundo. O recorde anterior pertencia à JetBlue Airways, que havia conquistado essa marca em 10 meses.
Nesse