OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇAO
Resumo
A educação infantil ainda não é vista por todos como algo construtivo que contribui para o desenvolvimento sócio-intelectual da criança. Porem estudos comprova que de 0 a 6 anos, que corresponde ao período da educação infantil, é uma fase onde a criança necessita conviver com outras pessoas e não somente com a sua família, mas com outras crianças de sua mesma faixa etária. Nessa fase a criança é capaz de tomar pequenas decisões e fazer algumas escolhas que farão com que esta de torne autoconfiante. É nessa fase que a autoconfiança for bem trabalhada lhe trará bons resultados no futuro. Portando a educação infantil é muito importante para o desenvolvimento sociológico da criança, pois através da interação ela aprende a conviver as diferenças; tanto do outro como as suas próprias limitações.
Palavra chave: Educação; Autoconfiança; Sócio-intelectual.
1 Introdução
No presente trabalho falaremos sobre os quatros pilares da educação na convivência das crianças na Educação Infantil. Sendo que no primeiro tópico será discorrido o aprender a conhecer na Educação Infantil, no segundo tópico aprender a fazer na Educação Infantil seguindo do aprender a conviver e concluindo com o aprender a ser na Educação Infantil.
Os quatro pilares, são saberes essenciais para a formação, desde a mais tenra idade. As competências serão desenvolvidas de acordo com a faixa etária das crianças.
2 Educação Infantil: um pouco de sua historia
Considera-se como educação infantil, o período da vida escolar em que se atendem, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 6 anos. No Brasil, a lei de diretrizes e bases da Educação Nacional que atende crianças de 0 a 3 anos de creche, e o sistema educacional que atende crianças de 4 a 6 anos se chamam pré – escola.
O atendimento as crianças de 0 a 6 anos em instituições especializadas tem origem com as mudanças sociais e econômicas, causadas pelas revoluções industriais no mundo todo. Neste