Os quatro pilares da educação
A educação deve transmitir cada vez mais saberes. Não basta acúmulo de conhecimentos; é necessário aproveitar, explorar todas as condições, atualizar, aprofundar e se adaptar a um mundo de mudança.
Jacques Delors nasceu na cidade de Paris, em 20 de Julho de 1925. De origem humilde, Delors foi funcionário do Banco de França em 1945, após a Segunda Guerra Mundial e estudou economia. Foi autor e organizador do relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, intitulado:“Educação, um Tesouro a descobrir” (1996), em que se exploram os Quatro Pilares da Educação.
O objetivo do grupo era refletir sobre os desafios que a educação enfrentaria nos anos seguintes, diante da crescente valorização do conhecimento e da sua estreita relação com o desenvolvimento das nações. No centro da discussão, estava a necessidade de universalizar e democratizar o acesso ao conhecimento. O resultado dessa reflexão é um relatório, conhecido como “Relatório Delors”, contendo sugestões e recomendações que, desde então, vêm servindo de parâmetro para as agendas públicas de diversos países do mundo.
Depois de muito pesquisar e estudar Delors identifica que a educação deve organizar-se em torno de quatro grande aprendizagens fundamentais, ou seja, os Pilaresde Educação e intitula os seguintes nomes: Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Conviver e Aprender a Ser.
Na presente resenha serão dissertados um pouco sobre cada um dos 4 Pilares da Educação.
- Aprender a Conhecer: é adquirir instrumentos da compreensão, especialização com a cultrura geral, ou seja, é o tipo de aprendizagem que tem por objetivo estimular o prazer de compreender, de conhecer e de descobrir. Para esse título cabe-nos entender que as crianças, jovens ou até mesmo os adultos sejam estimulados a descobrir o prazer de estudar, para que os mesmos se tornem capazes de estabelecer relações entre os conteúdos