critica
Cresce número de denúncias de violência contra mulher em São Luís
Somente este ano foram abertos 670 inquéritos policiais na capital.
Nas ocorrências, casos de mulheres de todas as classes sociais.
Do G1 MA, com informações da TV Mirante
Comente agora
Dados revelam que está cada vez maior o número de denúncias de violência contra a mulher. A Delegacia Especial da Mulher abriu mais de 670 inquéritos policiais só este ano em São Luís, para investigar os agressores. A maioria são os próprios companheiros ou parentes das vítimas.
Segundo a delegada Kazumi Tanaka, as mulheres estão cada vez mais conscientes de que precisam denunciar a prática desse crime. "Esses números realmente têm aumentado de maneira significativa, não como aumento da violência, mas como aumento do esclarecimento das mulheres sobre seus direitos", afirmou.
O número de ocorrências policiais de casos de violência contra mulher na capital diminuiu um pouco em relação ao ano passado. O estupro foi o tipo de violência mais comum, mas segundo a polícia, não foi a agressão física a mais praticada. A maioria dos registros são de mulheres que sofreram violência psicológica.
De janeiro a outubro foram registrados 4.377 em 2012, contra 4.112 em 2013, o que equivale a uma redução de menos de 10%. Nas ocorrências, casos de mulheres de todas as classes sociais. E uma característica comum: ainda há o temor de fazer a denúncia.
Não foi o caso da dona de casa de 26 anos, que se sentiu encorajada e foi cedo à delegacia denunciar o ex-companheiro. O homem com quem ela conviveu durante um ano e teve uma filha, foi embora pra outro Estado. E, mesmo longe, agora faz ameaças por telefone, para intimidá-la no processo que ela move na Justiça para ele pagar a pensão alimentícia da criança. "Ele falou que era para eu me preparar, que ele está chegando e que não vem de brincadeira. Por isso, eu fiquei com medo", contou.
Segundo o psicólogo Alfredo Barbetta,