Os quatro pilares da educação
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.
A educação Também pode se basear nos quatro pilares, que são conceitos de fundamento da educação baseados no relatório para a UNESCO da comissão Internacional sobre educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors, são eles:
Aprender a conhecer.
Aprender a fazer.
Aprender a viver juntos.
Aprender a ser. O QUE É PILAR?
Um pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Costuma estar associado ao sistema laje-viga-pilar. Coluna simples que serve de suporte vertical a uma estrutura ou construção. Por ter o significado de algo que é base e sustenta, pilar, foi o nome escolhido para ser o nome do projeto que fala sobre os conceitos de fundamento para educação. FORMAÇÃO PARA A VIDA
Preparar o sujeito para vida é formá-lo para a autonomia, para a consciência de si, para a cidadania capaz de a parti de si construir um mundo melhor. Forma para vida é mostrar as ferramentas a serem usadas e incitar sempre a aprender maneiras novas de usá-las. A educação está arraigada a vida humana, falar de si é falar de educação.
Os quatro pilares da educação é uma contribuição moderna e de grande relevância nas discussões sérias que procuram estabelecer novos paradigmas, novas fronteiras acerca da formação do sujeito em suas circunstâncias. Aprender a conhecer, aprender a fazer,