estudante
DENSITOMETRIA ÓSSEA é um exame simples e rápido, que detecta o seu grau de osteoporose. Este exame é feito através de um aparelho que mede a massa óssea de determinados ossos do corpo, verificando a quantidade de perda óssea e o risco de fratura. O exame é fácil, indolor, não requer nenhum preparo especial e nem estar em jejum. Pode ser feito com qualquer roupa, evitando-se apenas botões, zíper e fivelas de metal.
Qual a importância do exame?
• Detecta a baixa densidade óssea antes de ocorrer fratura.
• Confirma um diagnóstico de osteoporose em pessoa que já teve fratura.
• Determina taxa de perda óssea quando o teste é feito anualmente.
• O controle do tratamento é feito por exames periódicos, de acordo com as recomendações do médico.
O que é Osteoporose?
Osteoporose significa “poros nos ossos”. Uma pessoa com osteoporose pode sofrer fraturas com facilidade, porque seus ossos ficam sensíveis a qualquer esforço, podendo ocorrer inclusive fraturas espontâneas.
Normalmente, a parte interna do osso parece uma esponja. Com a osteoporose, os buracos na esponja começam a ficar maiores, com paredes mais frágeis. Os ossos ficam com menor resistência, portanto, muito mais propensos às fraturas.
A osteoporose progride sem sintomas ou dor, até que ocorra alguma fratura. As partes mais vulneráveis às fraturas são: bacia, colo do fêmur, coluna e punho.
A osteoporose afeta mais da metade da população feminina acima de 65 anos.
Nos homens, a proporção é de um para cada cinco mulheres.
Embora possa se manifestar, também, em mulheres mais novas, as causas da osteoporose estão mais relacionadas à menopausa e à idade avançada.
As conseqüências da osteoporose incluem: dor, deformidade na coluna (formação de corcunda) e diminuição da altura, invalidez e perda de independência de locomoção (no caso de algumas fraturas).
Formação de corcunda e diminuição da altura
Mesmo com osteoporose, pode-se ter uma vida ativa e