a missão
De
Biologia
Aluna: Mª Mairla Dantas Falcão
Nº: 25 Turma: 1ºC
Professora: NonataCLONAGEM
O termo clone foi criado pelo botânico Herbert Webbor em 1903. A clonagem é a produção de ser geneticamente igual, O clone se origina de uma única célula que é idêntica à célula original. Vária pesquisa vem sendo feitas, mas, ainda não foi possível criar um clone humano os cientistas dizem que o propósito do clone humano é obter células “estaminas” para curar doenças.
O primeiro ser clonado foi a ovelha dolly, depois foi penta uma bezerra que foi clonada no Brasil. Os cientistas também já conseguiram clonar células tronco o problema é que eles ainda não encontraram um jeito de controla-as. Geralmente todo clone é mas velhos, são maiores que o normal, possuem lesões, tumores, baixa imunidade.... Isso ocorre por falhas na reprogramação do genoma.
Para se produzir um clone:
.As células somáticas são retiradas do doador.
.Essas células são cultivadas em laboratórios.
.De uma doadora colhesse o óvulo não fertilizado.
.O núcleo contendo o DNA é retirado do óvulo.
.A célula cultivada é fundida ao óvulo por meio de uma corrente elétrica.
.A gora temos o óvulo fertilizado com nova informação genética.
Há dois tipos de clonagem: reprodutiva e terapêutica..REPRODUTIVA: O núcleo contendo uma célula adulta é colocada no óvulo vazio, no qual foi retirado o DNA, transferido para o útero afim de o feto ser geneticamente idêntico ao doador.
.TERAPÊUTICA: As células tronco jamais são colocadas em algum útero, a clonagem terapêutica teria a vantagem de evitar a rejeição se o doador fosse a própria pessoa.