OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO E OS MOVIMENTOS ASSOCIATIVOS
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ – CESI
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS
LAYANNA LIMA DE SENA
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Imperatriz
2013
LAYANNA LIMA DE SENA
OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO E OS MOVIMENTOS ASSOCIATIVOS
Resumo crítico apresentado como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina Política Educacional Brasileira, pelo Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão, ministrada pela professora Ana Meire Nunes Rodrigues.
Imperatriz
2013
OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO E OS MOVIMENTOS ASSOCIATIVOS.
LIBÂNEO, José C., et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 9ed. São Paulo: Cortez, 2010.
O objetivo básico do texto é fazer com que se reflita acerca das mudanças ocorridas em virtude das relações sociais e capitalistas consolidadas pelo neoliberalismo. Essas reformas educacionais ocorridas a partir da década de 1990 caracterizaram-se por alterações significantes nos padrões de vida dos professores. Se por um lado eles são muito mais exigidos e cobrados, por outro nada se fez para lhes acrescentarem formação e capacitação. Nesta perspectiva, a carreira continuada sofre na sua eficácia de várias adversidades há muito tempo.
Segundo o texto, antes da nova LDB havia duas formas de formar os professores. Primeiro eles podiam ser de nível médio, ou seja, tendo apenas curso de magistério, e a segunda forma é tendo curso superior de licenciatura. Com a nova LDB esse profissional de nível médio é quase extinto, pois ela prevê que os professores devam ser capacitados e habilitados em nível superior ou que tenha pelo menos treinamento em serviço. Além disso, acrescenta-se a localização da formação docente, tais como as universidades e os institutos superiores de educação. Assim, uma das consequências dessa reforma foi o aligeiramento da formação docente.
A