resistencia ao uso do epi na construçao civil
Resistência
Uso do EPI na construção civil
ALINE
PATRICIA
TATIANA APARECIDA DA SILVA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2014
COLÉGIO TABLEAU
Resistência
Uso do EPI na construção civil
Trabalho de Conclusão - Módulo I do Curso Técnico de Segurança do Trabalho. O trabalho refere-se em divulgar a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual em canteiro de obras da construção civil.
Orientador: Professora Denise
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
201
Dedicamos esse trabalho a nossa Família, que nos apóia em todos os momentos, aos colegas que fazem parte desse grupo que se empenharam ao máximo para conseguir concluir o trabalho e por ultimo aos professores que nos orientam e nos ajudam em momentos de dificuldades.
PRINCIPAIS NRs UTILIZADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
No Brasil, as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. Essas normas são citadas no Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Foram aprovadas pela Portaria N.° 3.214, 8 de junho de 1978, são de observância obrigatória por todas as empresas brasileiras regidas pela CLT e são periodicamente revisadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
São elaboradas e modificadas por comissões tripartites específicas compostas por representantes do governo, empregadores e empregados.
NORMA REGULAMENTADORA 6 - NR 6
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI
Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
LISTA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL ((alterado pela Portaria SIT/DSST 194/2010)
• A - PROTEÇÃO DA CABEÇA
• B - PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE
• C - PROTEÇÃO AUDITIVA